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Criação/Edição de Movimentos de Caixa no SaguiControl

A gestão eficiente do fluxo de caixa é essencial para manter o controle financeiro da empresa. No SaguiControl, é possível criar e editar Movimentações de Caixa de forma simples e organizada.

Neste artigo, vamos explicar como registrar novos lançamentos e transferências no sistema, garantindo um acompanhamento detalhado das entradas e saídas financeiras.

Um Movimento no Fluxo de Caixa do SaguiControl pode ser gerado a partir de três cenários:

  1. Através de uma BAIXA na Conta a Pagar: Ao baixar uma Conta a Pagar, um Movimento de Saída de Caixa é realizado automaticamente;
  2. Através de uma BAIXA na Conta a Receber: Ao baixar uma Conta a Receber, um Movimento de Entrada de Caixa é realizado automaticamente;
  3. Manualmente através da funcionalidade de Gestão de Movimentos de Fluxo de Caixa.
    • Lançamento – Representa uma nova entrada ou saída de dinheiro, como recebimentos de clientes, pagamentos de fornecedores ou outras despesas e receitas.
    • Transferência – Utilizada para movimentar valores entre contas ou caixas internos da empresa, sem alterar o saldo total.

No primeiro e segundo cenário, o Movimento virá preenchido com as informações presentes na Conta pré-existente. Já no terceiro cenário, o Movimento precisará ser preenchido do zero.

PASSO 1: Acesse a Funcionalidade de Movimentações de Caixa

  • No menu principal, vá até Financeiro > Fluxo de Caixa.
  • A Tela de Gestão de Fluxo de Caixa será carregada.

🔎 Para saber mais sobre o funcionamento dessa tela, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Fluxo de Caixa no Saguicontrol

  • Escolha o caixa que deseja acessar e clique no botão “Movimentações” , para abrir a tela de Movimentações.

PASSO 2: Crie ou Edite um Movimento

  • Para Criar um novo Movimento, clique no botão “+ Lançamento”.
  • Duas opções serão oferecidas:
    • Novo Lançamento: Cria um novo lançamento no Caixa;
    • Nova Transferência: Faz uma transferências de valores entre dois Caixas distintos.
  • Para Editar localize o lançamento desejado e clique no botão de edição do lado esquerdo do movimento.

Passo 2.1: Crie/Edite um Novo Lançamento

  • Clique na opção Novo Lançamento, uma nova janela será aberta.
  • Os seguintes campos serão disponibilizados:
    • Direção: Se foi uma Entrada ou uma Saída de dinheiro;
    • Categoria: Qual o grupo de conta da conta a receber associada a esse lançamento. Se for uma saída, será a categoria de uma conta a pagar; se for uma entrada será a categoria de uma conta a receber;
    • Descrição: Nome da movimentação que ocorreu;
    • Tipo: Como foi recebido/pago esse valor (Dinheiro, boleto, PIX, etc);
    • Data: Data que a movimentação ocorreu;
    • Valor: Valor em R$ que entrou ou saiu.

Clique no botão “Salvar” no canto superior esquerdo da janela, para que as informações sejam gravadas e novo lançamento seja salvo.

Passo 2.2: Crie/Edite uma Nova Transferência Entre Caixas

  • Clique na opção Nova Transferência, uma nova janela será aberta.
  • Uma nova janela será aberta com os seguintes campos para serem preenchidos:
    • Caixa de Origem: Caixa no qual o valor está saindo;
    • Caixa de Destino: Caixa no qual o valor está entrando;
    • Descrição: Nome da transferência que ocorreu;
    • Data: Data que a movimentação ocorreu;
    • Valor: Valor em R$ que foi transferido.

Clique no botão “Salvar” no canto superior esquerdo da janela, para que as informações sejam gravadas e novo lançamento seja salvo.