A gestão eficiente dos caixas é fundamental para manter o controle financeiro da empresa. No SaguiControl, é possível criar, editar e gerenciar caixas para registrar entradas e saídas de dinheiro, seja em contas bancárias ou em caixas físicos.
Este artigo explica o passo a passo para a criação e edição de caixas no sistema, garantindo um controle preciso e organizado das movimentações financeiras.
PASSO 1: Acessando a Tela de Gestão de Caixas
- No menu principal, vá até Financeiro > Fluxo de Caixa.

- A Tela de Gestão de Fluxo de Caixa será carregada.
🔎 Para saber mais sobre o funcionamento dessa tela, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Fluxo de Caixa no SaguiControl
PASSO 2: Crie ou Edite um Fluxo de Caixa
- Criar um novo Caixa, clique no botão “”+ Caixa ”
.
- Caso deseje Editar um Caixa já existente, clique no botão de edição
ao lado do Caixa desejado.

- A janela de Criação/Edição será aberta.

- Geral:
- Empresa: Permite selecionar a empresa ou unidade vinculada a este Caixa. 🔎 Para editar ou cadastrar novas filiais, acesse: Cadastrar Filiais da Sua Empresa no Saguicontrol;
- Conta Corrente: Define a conta bancária associada ao Caixa, onde serão registradas as movimentações financeiras. 🔎 Para saber mais, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Conta Corrente no Saguicontrol;
- Nome do Caixa: Identificação do Caixa, facilitando sua distinção entre outros;
- Descrição: Campo opcional para incluir detalhes adicionais sobre o Caixa;
- Data de Abertura: Define a data de início das operações do Caixa;
- Data de Fechamento: Especifica a data em que o Caixa será encerrado, se aplicável;
- Saldo Atual: Exibe o saldo disponível no Caixa até o momento.

- Contábil:
- Conta Contábil: Preencha qual a Conta Contábil que estará vinculada a esse Caixa (caso utilize a parte contábil do sistema). Ao digitar as 3 primeiras letras do nome da Conta Contábil, o sistema buscará todas as Contas Contábeis que comecem com essas letras. 🔎 Para entender mais sobre de onde vêm esses registros, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Conta Contábil no Saguicontrol.
⚠ Importante: Alterações em caixas já utilizados podem impactar os relatórios financeiros. Certifique-se de que as modificações são realmente necessárias.
Passo 3: Salvando as Configurações
Após o preenchimento devido de todas as informações necessárias, clique no botão “Salvar”
no canto superior esquerdo da janela, para que todas as informações sejam gravadas!