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Criação ou Edição de Faturas no SaguiControl

A funcionalidade Faturas no SaguiControl permite que você gerencie facilmente as faturas relacionadas a seus clientes e transações financeiras. Por meio dessa tela, é possível gerar novas faturas ou editar faturas existentes, ajustando informações como valores, datas de vencimento, parcelas, e muito mais. Com um processo intuitivo e flexível, você pode personalizar os detalhes de cada fatura de acordo com as necessidades do cliente e as especificidades da negociação. Essa funcionalidade é essencial para manter um controle financeiro preciso e organizado, contribuindo para a eficiência administrativa da sua empresa.

Uma fatura no SaguiControl pode ser gerada a partir dos seguintes lugares:

  1. Através de um Pedido de Venda;
  2. Manualmente através da funcionalidade de Faturas;
  3. Automaticamente através da funcionalidade Assinaturas (apenas para empresas que trabalham com o modelo de assinatura);
  4. Automaticamente através da integração com o SOC (apenas para clínicas de segurança do trabalho);
  5. A partir de um contrato.

No primeiro cenário, a fatura já virá preenchida com as informações presentes no pedido de venda. Já no segundo cenário, a fatura precisará ser preenchida do zero. No terceiro cenário a fatura virá preenchida com as informações presentes na Assinatura, no quarto cenário a fatura virá preenchida com as informações advindas do SOC, e no quinto, os dados do Contratos serão utilizados para criar a Fatura.

🔍 Para saber mais sobre Como Criar Faturas a Partir de um Contrato, acesse: Como Criar as Faturas a Partir de um Contrato no SaguiControl

PASSO 1: Acesso a funcionalidade de Faturas

No menu superior a esquerda, acesse Faturamento > Faturas

A tela de gestão de faturas será carregada.

🔍 Para saber mais sobre a Tela de Gestão de Faturas, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Faturas no SaguiControl

PASSO 2:  Realize o cadastro ou edição de sua fatura

  • Para realizar o cadastro de uma nova fatura selecione o botão + Fatura; 
  • Para editar uma fatura existente,  use os filtros do sistema para buscar a fatura que deseja e depois no botão de lápis ao lado do registro que aparecerá.

🚨 ATENÇÃO

Uma fatura só poderá ser editada se o seu status for IGUAL a ABERTA. Caso já esteja faturada ou qualquer esteja diferente de “Aberta”, todos os seus campos estarão bloqueados para edição

  • Agora, o sistema abrirá a tela de Fatura]
  • Os seguintes campos serão carregados:
    • Dados Gerais da Fatura:
      • Descrição: Breve descrição que será anexada à Fatura, para melhor entendimento do que se trata;
      • Emitente: Filial da sua empresa que estará criando a Fatura;
      • Parceiro: Preencha para qual cliente a Fatura será gerada. Ao digitar as 3 primeiras letras da razão social do cliente desejado, o sistema já puxará todos os clientes correspondentes cadastrados no sistema;
      • Sempre substituir com o SOC (apenas se sua empresa for de segurança do trabalho): Sempre que a integração com o SOC rodar no período correspondente a esse fatura, ela será substituída pela fatura que vier do SOC;
      • Documento Fiscal: Selecione qual o tipo de Documento Fiscal será emitido para essa Fatura, NFS-e ou Recibo;
    • Itens da Fatura:
      • Quantidade: Defina a quantidade do item que será incluso à Fatura;
      • Serviço/Produto que será adicionado: Ao digitar no campo de busca, os itens que cadastrados que correspondam à sua pesquisa, serão disponibilizados para seleção, ao serem selecionados, serão inclusos na Fatura;
    • Dados Financeiros:
      • Categoria de Contas a Receber: Categoria do contas a receber que o Contas a Receber proveniente dessa fatura será gerado;
      • Caixa:  Caixa que o Contas a Receber proveniente dessa fatura movimentará após o pagamento;
      • Centro de custo:  Centro de custo que o Contas a Receber proveniente dessa fatura movimentará após o pagamento;
      • Tipo de Pagamento: Selecione o meio de pagamento que será utilizado;
      • Número de Parcelas: Defina o número de Parcelas que a Fatura terá;
      • Valor da Parcela: O Valor que será cobrado em cada parcela da Fatura;
      • Vencimento 1ª Parcela: Data em que a primeira Parcela da Fatura Vence;
      • Intervalo Entre Parcelas: Defina em dias, o tempo entre a cobrança de cada Parcela;
  • Ao clicar em “Gerar Parcelas”, as Parcelas serão devidamente criadas com as informações fornecidas, se serão listadas logo a baixa, para que você possa verificar ou realizar qualquer informação necessária;
  • Após o preenchimento e verificação de todos os campos, basta clicar em “Salvar Fatura” no canto superior esquerdo da janela .

Fatura criada/editada com sucesso! Agora é só faturar! 🥳

PASSO 3: Próximos passos

  • Clicar no botão que contém 3 pontinhos na parte superior na janela de cada Fatura;
  • A partir dessa opção, é possível:
    • Gerar conta a receber, boleto e NFS-e;
    • Gerar conta a receber e boleto;
    • Gerar apenas conta a receber;
    • Gerar somente NFS-e;
    • Enviar Fatura por e-mail para o cliente. Será enviado para o e-mail do cliente cadastrado no sistema.
    • Cancelar Fatura.